segunda-feira, 25 de novembro de 2013

NOVOS BOLSISTAS EM DEZEMBRO DE 2013

Por solicitação do departamento financeiro, a chamada para dezembro teve que ser adiantada.

Receberemos dia 28/11/2013, quinta-feira, às 13:45, os bolsistas novos nas modalidades Bolsa de Incentivo Acadêmico e Auxílio Alimentação, na sala dos Conselhos, Prédio da Reitoria.

Nem todos os bolsistas novos confirmaram presença. Solicitamos a quem entregou pedido no mês de novembro que confira seus emails.

Nesse mês teremos 29 novos usuários na Política de Assistência Estudantil da UNIRIO.

08 na modalidade Auxílio Alimentação.
21 nas modalidades Bolsa de Incentivo Acadêmico e Auxílio Alimentação.

Gráfico - Novos bolsistas de dezembro de 2013 por cursos

terça-feira, 12 de novembro de 2013

SOBRE FREQUÊNCIA E PAGAMENTO NOS MESES DE FÉRIAS.

Prezados Estudantes,

A entrega das frequências em meses de férias obedece aos prazos normais - ou seja, final do mês ou até o dia 10 do mês subsequente. Isso não significa que vocês terão que desenvolver o projeto nesses meses. Isso, na verdade, é acordado com o seus orientadores. 

Vocês devem, no entanto, continuar a entregar frequência assinada e carimbada pelo orientador como forma de comprovar o vínculo com o projeto.

O pagamento referente a novembro de 2013, vocês receberão entre os dias 05 e 15 de dezembro. 

Como é o último mês do ano - e último mês do exercício financeiro de 2013 - dezembro é pago em dezembro. Ou seja, em dezembro vocês receberão dois créditos em sua conta, um referente a novembro e outro referente a dezembro. 

O pagamento referente a dezembro não necessariamente cairá entre os dias 05 e 15.

Fiquem atentos pois durante o mês de JANEIRO vocês não receberão nada, já que o crédito referente a dezembro que deveria ser pago nesse mês - janeiro - já vai ter sido feito em dezembro mesmo.

Vocês receberão normalmente entre os dias 05 e 15 de fevereiro, o crédito referente a janeiro.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Programa de Bolsa Permanência do MEC - PBP

pbp-mec2

Em linhas gerais, o Programa de Bolsa Permanência – PBP é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão de benefício.

QUEM PODE SE INSCREVER?

Poderá receber a Bolsa Permanência o estudante que cumprir, cumulativamente, as seguintes condições:

I - possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo e meio;
II – estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias;
III – não ultrapassar dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiver matriculado para se diplomar;
IV - ter assinado Termo de Compromisso;
IV – ter seu cadastro devidamente aprovado e mensalmente homologado pela instituição federal de ensino superior no âmbito do sistema de informação do programa.

Segundo informações da Pró-Reitoria de Planejamento, somente os cursos de Medicina e Biomedicina na UNIRIO cumprem os critérios referentes a carga horária [carga horária média superior ou igual a cinco horas diárias]. Dessa forma, somente alunos desses cursos podem se inscrever.

Além destes, os estudantes quilombolas e indígenas também poderão se inscrever, independentemente da carga horária dos cursos em que estiverem matriculados e da renda familiar, conforme estabelecido na Portaria MEC nº 389, de 9 de maio de 2013.

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

  1. O aluno deverá acessar o site http://permanencia.mec.gov.br/, no link SISTEMA PBP e fazer o cadastramento no Sistema de Gerenciamento de Bolsas por meio do preenchimento dos dados do questionário do perfil socioeconômico e cultural na plataforma.
  2. Imprimir o Termo de Compromisso a ser assinado e entregue junto com o seguinte formulário e com a documentação listada.
  3. Entregar a documentação, juntamente com o formulário devidamente preenchido e o Termo de Compromisso na DACE às terças OU sextas, das 9 às 16h.


ATENÇÃO

O valor da Bolsa Permanência do MEC é de R$ 400,00. Indígenas e quilombolas receberão valores diferenciados definidos pelo MEC. 

O estudante que atender a todos os requisitos para inserção no referido Programa terá sua inscrição validada e receberá cartão a ser emitido pelo MEC. A agência para recebimento é definida no momento da inscrição.

A Bolsa Permanência do MEC não poderá ser acumulada com a Bolsa de Incentivo Acadêmico.
Poderá ser acumulada com apenas um dos auxílios da DACE [auxílio moradia ou alimentação].

Todas as informações sobre o PBP poderão ser esclarecidas no portal http://permanencia.mec.gov.br e pelo Fale Conosco: (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=17).
Caso preferir, o contato também poderá ser feito pela Central de Atendimento do MEC no telefone 0800 61 61 61.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

NOVOS BOLSISTAS DE NOVEMBRO DE 2013

Receberemos dia 12/11/2013, terça-feira, às 13:45, os bolsistas novos nas modalidades Bolsa de Incentivo Acadêmico e Auxílio Alimentação, na sala dos Conselhos, Prédio da Reitoria.

Nem todos os bolsistas novos confirmaram presença. Solicitamos a quem entregou pedido no mês de outubro que confira seus emails. 

Nesse mês teremos 60 novos usuários na Política de Assistência Estudantil da UNIRIO.

16 na modalidade Auxílio Alimentação.
1 na modalidade Bolsa de Incentivo Acadêmico [bolsistas que já possuem auxílio alimentação]
43 nas modalidades Bolsa de Incentivo Acadêmico e Auxílio Alimentação.

Gráfico - Novos bolsistas de novembro de 2013 por cursos